• Inês Souza | Fundadora

O Uso de Dados nas Organizações Sociais

Atualizado: 6 de Mai de 2020

A cultura de dados é um conceito relativamente novo mas que está se tornando essencial nas organizações em todos os setores. A cultura de dados refere-se a um conjunto de estratégias para a tomada de decisões baseadas em dados. Muitas empresas já perceberam que os dados podem — e devem — ser analisados para gerar insights e melhorar a performance do negócio. Por isso estão tratando a informação como um ativo importante que pode gerar uma vantagem estratégica. No contexto das organizações sociais, por outro lado, o cenário é bem diferente: a grande maioria ainda desconhece o potencial do uso de dados. A análise de dados pode apoiar a captação de recursos, aprimorar a proposta de valor da organização, ampliar suas ações e aumentar os impactos sociais, entre outras possibilidades. Portanto, desenvolver uma cultura orientada por dados é essencial também para o setor social. Nesse contexto, a alfabetização em dados é um dos primeiros passos para promover a cultura de dados em uma organização.



Alfabetização em dados ou Data Literacy é a capacidade de ler, escrever e comunicar dados em um determinado contexto. Com o volume de dados digitais que a tecnologia tornou disponível, ter a capacidade de transformar esses dados em inteligência pode ser o diferencial para o sucesso de uma organização.


Estima-se que até 2025 serão criados 463 exabytes* de dados em todo o mundo.

O uso inteligente de dados deve ser visto, portanto, como um valioso ativo para as organizações em todos os setores. As organizações sociais geram uma grande quantidade de dados, mas em muitos casos a ausência de competência técnica para coleta e análise limita o potencial de uso desses dados.


Para apoiar as organizações a criar uma cultura orientada a dados, surgiu a 3HIPPOS, empresa que fundei em 2019. Atuamos para que organizações sociais possam gerenciar e analisar seus dados com eficiência, extraindo deles informações que fundamentem e orientem as tomadas de decisão. Nossos especialistas podem ajudar as organizações sociais na coleta e análise de dados, usando metodologias inovadoras e de baixo custo.


Para entender melhor o contexto do uso de dados nas organizações sociais, realizei uma pesquisa como trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais. A pesquisa revelou resultados interessantes sobre como e para que as organizações coletam dados. O relatório final dessa pesquisa está disponível no site da 3HIPPOS.


Quer saber mais sobre o uso de dados nas organizações sociais? Leia o relatório.


*1 exabyte é igual a 1 milhão de terabytes. Fonte: https://appen.com/blog/data-trends-in-the-zettabyte-era/


#inovaçãosocial #impactosocial #dataforgood #data4good #inovacaosocial

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Saiba como a 3HIPPOS pode ajudar a sua organização.
(41) 98754 8565
hippos03@outlook.com
SIGA-NOS
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter
Seja um parceiro.
A lei cósmica se cumpre!
Tem um projeto de análise de dados e precisa de um parceiro. Conte conosco!