A 3HIPPOS está atuando em parceria com pesquisadores da UFPR, UFPE e UFS para coleta, estruturação e análises de dados. Nosso objetivo é colaborar com a investigação e modelagem para intervenções não-farmacológicas no combate a COVID-19. Apresentamos a seguir os resultados publicados na mídia.

Modelling fatality curves of COVID-19 and the effectiveness of intervention strategies, medRxiv, 2020. https://doi.org/10.1101/2020.04.02.20051557

Combate ao Coronavírus: a Janela para Intervenções não Farmacológicas é Estreita, SciELO Preprints, 2020, https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.79

Germany’s ’coronavirus anomaly’: Statistical evidence that early mass testing leads to low mortality rates, SciELO Preprints, 2020, https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.212

 

A nova doença do coronavírus, a COVID-19, gerou uma situação emergencial evolutiva com impactos variados em todo o mundo e em todos os Estados brasileiros. Por isso, criamos essa iniciativa para compartilhar informação e recursos que apoiem as organizações sociais no enfrentamento aos desafios atuais.

PAINÉIS DE MONITORAMENTO

É provável que você já tenha visto pelo menos um ou dois painéis (dashboards) de monitoramento do coronavírus. No entanto, nem todos os painéis são criados de forma igual, utilizando a mesma fonte de dados e, nem todas as pessoas têm acesso aos mesmos painéis, por exemplo, as sanções dos EUA impedem que os iranianos acessem o painel gerido pela Universidade Johns Hopkins com dados mais atualizados e confiáveis. Alguns painéis são mais fáceis de visualizar a informação do que outros. Por isso, selecionamos aqui opções de painéis com o monitoramento do coronavírus .

MUNDO

PAINEL 01: Coronavirus COVID-19 Global Cases by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU).

PAINEL 02: Our World in Data.

BRASIL

No Brasil, o painel mais completo é o MonitoraCovid-19 (clicar no link) do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz. Este Painel apresenta uma estimativa da situação do Brasil e Unidades Federativas baseada no número de casos e óbitos notificados e em cenários baseados no comportamento da doença em outros países.

 

Brasil - Evolução do Contágio

Última atualização em 27/04

Casos acumulados
acumuladoporegiao

Brasil - Evolução do contágio até 08/04

Estamos na fase inicial da epidemia, por isso qualquer estimativa para longo prazo é suscetível a grandes incertezas. Além disso, temos grande dificuldade de obter dados confiáveis sobre a real dimensão da epidemia. Como um grande número de pessoas infectadas não são testadas, é difícil estimar o número real de casos da COVID-19. Somente com um maior número de testes, seria possível alcançar maior confiabilidade no número de casos reportados.

 

Nos gráficos a seguir observamos um comportamento de evolução da infecção similar em todas as regiões do país.  Entre os estados mais afetados, o Ceará apresenta o pior cenário de casos confirmados. No entanto, é difícil estimar quais fatores contribuem para diminuir a propagação do novo coronavírus.

Casos acumulados
Casos por região
Estados com maior número de casos
A lei cósmica se cumpre!
O conhecimento é nossa maior riqueza.
 

Os dados desempenham um papel vital na investigação sobre o novo coronavírus e no desenvolvimento de formas de responder à Covid-19 e aos seus impactos. Para contribuir com com a busca por soluções baseadas em evidências, estamos mapeando iniciativas em curso relacionadas com a pandemia. 

 Online Citizen Perceptions: COVID-19 Pandemic

Descrição: Os pesquisadores analisam e processam tweets feitos por pessoas que mencionam o COVID-19 e que também indicaram sua localização no Twitter. Os indivíduos também podem, anonimamente, deixar comentários através de uma pesquisa. Os tweets são classsificados na categorias:  segurança alimentar, segurança econômica, educação e saúde mental - para determinar qual a percentagem de pessoas que relatou essas preocupações, país por país. A informação é mapeada e visualizada em tempo real.

 Covid-19 Primer

Descrição: Divulgação de artigos científicos na luta contra a COVID-19. Atualização a cada 24 horas.

 Monitor de Doações

Descrição: Consolidação dos números das doações realizadas em razão do coronavírus.

Saiba como a 3HIPPOS pode ajudar a sua organização.
(41) 98754 8565
hippos03@outlook.com
SIGA-NOS
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter
Seja um parceiro.
A lei cósmica se cumpre!
Tem um projeto de análise de dados e precisa de um parceiro. Conte conosco!
Estados com maior número de casos